top of page

Como motivar uma equipe em tempos de crise

Atualizado: 20 de jul. de 2022

Segundo pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2014, empresas com mais de três anos de existência no mercado brasileiro estão com os espaços de lideranças ocupados por pessoas jovens, entre 18 e 34 anos. A principal característica desse pessoal, conhecido como geração Y e Z, está no amplo domínio nas tecnologias.



Um dos principais entraves para essa turma de líderes está no lado emocional. Muitas vezes a inexperiência em saber lidar com as questões voltadas para o lado emotivo pode se tornar o principal desafio, especialmente em momentos turbulentos que o país atravessa. O mais importante nessas horas é manter a motivação.

Como manter a equipe motivada em tempos de crise?

O ânimo do líder e de sua equipe influencia diretamente no desempenho da empresa. Em momentos de tranquilidade econômica nacional já não é tarefa que seja fácil para o líder os seguintes fatores de onde trabalha, tais como:

> Equipe bem organizada;

> Produção com competência;

> Resultados positivos.

O cargo de líder é visto pelos demais membros da equipe como uma posição em que se estabelece o exemplo de atitudes e escolhas. Esses componentes se tornam ainda mais importantes em momentos de crise. Por isso, um líder motivado faz brotar em seus subordinados mais confiança em situações conturbadas.

É sempre bom lembrar que os gestores não possuem uma varinha mágica para motivar as pessoas, pois a motivação é uma força motriz interna de cada um de nós. O que os líderes podem e devem fazer é uma série de estímulos para que os colaboradores passem a enxergar nossas possibilidades e agucem seus 5 sentidos rumo ao sucesso.


Dicas de como manter a motivação para superar a crise

O bom líder é aquele que encontra nos desafios, soluções para superá-lo. Já um líder desmotivado promove a insegurança e incertezas sobre sua liderança, muitas vezes receoso de suas escolhas, quando nem as faz, o que é ainda pior.

Para manter a motivação, mesmo em tempos de crise, separamos dicas para não desistir. Elas são as chaves do que um bom jovem deve fazer em crises que comprometem as posições desses novatos promovidos. Veja as dicas:

1# - Calma

Líderes emocionalmente alterados dificilmente estabelecem bons vínculos empresariais com seus liderados. Já aqueles que mesmo em momentos de crise não se abalam, mantendo a calma, conquistam mais rapidamente a confiança das outras pessoas. A motivação dependerá muito da postura emocional do líder, também contribuindo para a adaptação frente ao mercado.

2# - Interação e aprimoramento

A interação entre o líder e seus liderados é de extrema importância. Além disso, investir em conhecimento para se aprimorar também é outro fator que reduzirá o clima de tensão, de pressões e até mesmo de desentendimentos. Algumas das maneiras de aprimorar os conhecimentos podem ser pelas seguintes opções:

> Palestras;

> Cursos externos;

> Cursos internos;

> Debates em oficinas.

3# - Inovação para motivar

A motivação pode ocorrer através da criatividade do líder. Ter em mente que chegar até essa posição, sendo que não foi fácil, e permanecer nela requer graus de responsabilidade como nenhum outro.

Desse modo, o bom líder encontra motivação na crise para saber superá-la, pois vê nessas situações os momentos ideais para demonstrar suas reais capacidades de liderança.

Também existem os fatores que contribuem diretamente para a desmotivação de times:

• Chefes rudes

• Pouco diálogo

• Repressão à expressão do seu talento

• Condições ruins de infraestrutura, mobiliário etc.

• Falta de autonomia

• Treinamentos cansativos com instrutor sem experiência

• Falta de mudanças

• Ausência de competição

É importante enfatizar que ações simples podem ser até mais impactantes do que um movimento complexo. Uma pequena mudança de mesa dentro do ambiente de escritório colabora para a motivação da equipe!

Líder, conheça cada membro de sua equipe e esteja pronto para atender suas necessidades. Este é o seu papel.


Coach Fabiane Oliveira


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page