top of page

Como dar Feedback

Atualizado: 20 de jul. de 2022

Líder, hoje quero falar com você sobre uma das formas mais eficazes de engajar equipes: O Feedback!



O feedback é uma ferramenta essencial para o bom funcionamento de um time. O jovem líder, quando ainda é recente no cargo, deve saber fazer desse dispositivo um mecanismo de construção em prol de todos.

Quem é estreante como líder sabe, ou saberá, que um dos principais desafios nessa posição é o feedback. A falta de experiência é o principal motivo de preocupação. Os cuidados, para quem é marinheiro de primeira viagem, devem ser sempre redobrados para evitar possíveis frustrações ao longo da jornada. Alguns dos motivos para acionar o feedback são:

> Inspiração;

> Engajamento;

> Desenvolvimento da equipe.

No entanto, quando não é bem executado, membros ou até mesmo a equipe como um todo podem semear os efeitos contrários do feedback, tais como desmotivação, desinteresse etc. Por isso, é importante saber como passá-lo.

É importante mencionar também que esta nova geração conhecida como Y está acostumada a receber respostas rápidas, como por exemplo, tocar o celular e receber o que precisa. É uma geração que cresceu cercada de “retornos instantâneos”. Na vida profissional, é claro, ele se sentirá bem mais a vontade tendo este mesmo cenário!



Quando o Feedback é útil

O feedback é uma ferramenta útil, quando utilizado de maneira correta. Em muitas situações, o seu acionamento contribui muito para a equipe e para o líder. Porém, para que seja bem explorado algumas características são importantes para ser executado adequadamente, que são:

> Direcionado;

> Construtivo;

> Franco.

Muitas vezes o que falta no jovem líder é a maturidade necessária para saber utilizar os elementos citados anteriormente para passar um feedback que resulte em retornos positivos.

Talvez alguns dos motivos estejam atrelados não apenas a inexperiência, mas também com a relação do jovem líder com os liderados, que podem ser:

> Profissional;

> Pessoal;

> Ambos.


Quando o Feedback é útil

O feedback é praticamente a base das relações interpessoais. Sem sua existência, dificilmente o líder teria como gerir seus liderados, comprometendo a produção da equipe e até mesmo resultando em dissolução do grupo.

Através dele é possível determinar o modo de pensar, de reagir e de sentir de cada membro, para também deixar claro as responsabilidades de cada um nas tarefas empresariais. Por isso, o líder deve ter consciência do poder contido no feedback e sempre que necessário utilizá-lo.

Outrossim, o feedback está presente em muitas empresas, tanto no Brasil quanto no exterior. Os líderes que o adotam carregam consigo as seguintes crenças em relação a esse mecanismo:

> Mais força;

> Mais lucratividade;

> Mais inovação;

> Mais produção.


O que o líder deve ter a mais, além do feedback?

A qualidade do feedback deve ser proporcional ao interesse do líder em sua equipe. Esse interesse vai muito além dos bons resultados almejados para a empresa. Deve estar pautado nos membros da equipe, preocupando-se com eles como pessoas e como profissionais.

Líderes indiferentes com as necessidades de seus liderados, sejam elas pessoais ou profissionais, por mais que ele seja bom com o feedback, apenas conseguirá como resposta a improdutividade, já que as pessoas da equipe não se sentem felizes de ser lideradas por ele.

Pense nisso!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page